Carnaúba

CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM CARNAÚBA

A Comunidade de Carnaúba está localizada a cerca de 6 km da sede Paroquial e tem como Padroeira Nossa Senhora Aparecida.

A Capela foi inaugurada no dia 26 de agosto de 2001, pelo Pároco Emídio Moura Gomes. Tendo como Ministro da Sagrada Comunhão e responsável pela capela. Gervásio de Carvalho Ferreira e hoje segue como Ministra responsável pela mesma  Gecile Alves.

A capela foi construída sob iniciativa de representantes da comunidade, como o senhor Antonio Geremias (in memoriam) ficando a frente de todo trabalho e incentivando a todos para que o sonho de muitos se tornasse realidade o Sr. José Aureliano Ferreira (in memoriam) era o dono do terreno que no qual os filhos fizeram a doação do terreno para a então Paróquia de Reriutaba. Na época da construção Padre Emídio doou a comunidade uma quantia boa em dinheiro no qual ajudou muito na construção da atual Capela.

AGENDA

Os fieis da comunidade se reúnem semanalmente para a Celebração da Palavra e, mensalmente, o Pastor Paroquial faz uma visita e Preside a Santa Missa na Capela da Comunidade.

Um pouco sobre Nossa Senhora Aparecida (Padroeira da Comunidade)

A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica. Um título mariano negro, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.Sua festa litúrgica é celebrada dia 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.